O Brasil sempre foi conhecido – e com muita justiça – como um país com uma das maiores cargas tributárias do mundo e também de peso da burocracia nos negócios.

Um levantamento do Banco Mundial em 2015 apontou que, entre 189 países analisados, o Brasil está em:

  • 178º em uma ordem crescente de carga tributária
  • 116º em uma ordem crescente do índice de burocratização para os negócios

Quem já abriu uma micro ou pequena empresa, que teoricamente deveriam ter processos simples e ágeis, sabe como é complexo e demorado. Temos um índice de burocracia superior a países do IDH muito pior que o brasileiro, como o Togo e o Haiti.

E não é apenas na hora de abrir as portas: para mantê-las abertas legalmente, é uma quantidade quase infinita de documentos, guias, declarações, prazos e multas.

Para um pequeno empreendedor, mesmo que domine a linguagem tributária, gastar tempo e muita atenção com as obrigações legais é deixar de cuidar do que é mais importante: produzir, captar clientes, vender, entregar, captar mais cliente…

Escritório de Contabilidade: o grande aliado na saúde da pequena empresa

E muitas vezes, o transtorno de não declarar um documento, mesmo sem pagamento de imposto, causa o mesmo transtorno de uma multa. Então como fazer para o negócio decolar e não dever nada (informação e imposto) para o Estado?

Contratar um Escritório de Contabilidade pode ser a solução ideal. É uma ótima parceria para:

  • Garantir que a empresa não se exponha a riscos legais e fiscais
  • Liberar os colaboradores para dedicar-se aos negócios

Você tem uma pequena empresa? Veja os benefícios de um escritório de contabilidade.

O contador é um consultor

A formação de um contador não inclui apenas o conhecimento das obrigações fiscais, financeiras e legais de empresas dos mais variados regimes tributários – aliás, a primeira grande tarefa de um contador para abrir um negócio é estudar o regime tributário adequado.

A bagagem de conhecimentos inclui também o conhecimento do funcionamento de um empresa em seus diversos aspectos, sem necessariamente aprofundar-se no dia a dia específico, mas com uma visão de resultados e impactos importante para prestar uma consultoria em vários temas.

Se por exemplo, o empreendedor vende serviços de manutenção e vê um ganho de mercado se passar a vender as peças, o contador pode avaliar todas as implicações possíveis – tributação, exigências legais, mudança de objeto social e a regularização (burocracia) que envolve tudo isso – e até mesmo propor modelos que reduzam custos.

Este perfil é fundamental para as pequenas empresas, que não precisam e nem podem ter equipes de consultores, e podem ouvir quem tem (mais) experiência no assunto.

4 atividades onde um contador pode auxiliar a pequena empresa

Dentre as minhas responsabilidades que um contador assume para a pequena empresa, podemos destacar estas em especial:

E-Social

Essa sem dúvida é uma das mais importantes atividades, pois diz respeito a todas as informações e fatos sobre os empregados. É o sistema que concentra todas as obrigações trabalhistas. Além disto, ele gerencia a folha de pagamentos na parte operacional – pagamentos, documentos e relacionamento com os empregados para tirar dúvidas.

Receita Federal

O contador representa a empresa em tudo que estiver relacionado com a Receita Federal – declaração e pagamento de Imposto de Renda, esclarecimentos em caso de questionamentos e auditoria, abertura de processo para reclamar direitos.

Demonstrativos Contábeis e Financeiros

O contador é o responsável por gerar estes demonstrativos, tanto os obrigatórios conforme o regime da empresa quanto os desejáveis para que o empreendedor possa avaliar resultados, tomar decisões ou tomar crédito no mercado.

Fluxo de Caixa

Esta ferramenta essencial para a vida financeira da empresa pode ser gerada pelo contador. É crucial na tomada de decisões sobre empréstimos, contenção de custos, negociações de títulos e outras.

Uma contabilidade online vai te ajudar a organizar sua empresa e evitar que ela entre em dividas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *