Por gerações, nós aprendemos que o aprendizado religioso é obtido apenas nas comunidades religiosas e com a única finalidade de trazer as pessoas para a Religião – ou garantir que elas não desviassem. Então seria um movimento apenas religioso, o que era natural para todas nós.

Mas nem as Religiões escaparam da busca pelo conhecimento, principalmente com a globalização aproximando povos, as migrações constantes – criando uma pluralidade religiosa em muitos países – e a necessidade das sociedades compreenderem melhor as diferenças e viver em harmonia com seus valores.

Então o estudo da Teologia é só para quem busca e pratica a fé? Certamente não.

Elas sempre serão a maioria – a reafirmação do divino em cada uma delas – mas a Teologia também é um estudo para todos – até mesmo quem não segue uma religião! e abre espaços profissionais também.

Vamos ver 4 oportunidades profissionais onde podemos praticar este conhecimento fascinante de algo tão intimamente ligado à história da Humanidade!

Quais os estudos de Teologia e suas diferenças?

Temos basicamente duas linhas de abordagem para os cursos de Teologia. Estou chamando de Fundamental e Histórica para entendermos melhor as diferenças.

O curso de Teologia na linha Fundamental

São cursos onde aprendemos a interpretar os livros sagrados, as liturgias e rituais, a compreensão e aprofundamento na palavra de Deus e a preparação do aluno para vida comunitária religiosa e eventualmente assumir um papel de liderança na evangelização e na comunidade.

Normalmente acontecem nas instituições religiosas, focados na fé própria – mas podem abordar outras crenças – e também em cursos online onde a abrangência pode ser maior.

O curso de Teologia na linha Acadêmica

São cursos onde aprendemos sobre a existência de todas as religiões, origens, histórias, livros sagrados, influência nas sociedades e na política, o papel delas no mundo atual e também o entendimento da Palavra e a experiência do Divino em cada uma delas – sem a profundidade que os cursos fundamentais oferecem.

São ministrados em instituições de ensino, desde os cursos superiores de Teologia ou Ciência das Religiões com duração de 4 anos aos cursos de especialização com duração menor, de 2 anos. E existem muitos cursos online de qualidade.

O ideal de conhecimento é aprender as duas linhas – a Acadêmica, que dá a visão geral, e a Fundamental, em uma ou mais religiões. A linha Acadêmica é requerida para buscar as oportunidades de mercado, porém quanto mais conhecermos a linha espiritual de algumas religiões, melhor preparadas estaremos para estas oportunidades!

1) A oportunidade da Teologia no Ensino

Esta é a oportunidade mais abrangente, crescente e para quem gosta de lecionar. Você pode ser professora de Ensino Religioso na educação de crianças e adolescentes, tanto pública quanto particular – também existem inúmeros colégios de origem religiosa.

Também podemos lecionar em escolas religiosas dominicais, que complementam a evangelização – é fundamental ter o conhecimento fundamental profundo na religião da comunidade. E também é possível lecionar em universidades.

E é uma profissão presente em todas as cidades do país!

2) A oportunidade da Teologia na Administração Religiosa

Aqui nos aproximamos do mundo corporativo que conhecemos: exercer funções de gestão nas instituições religiosas. Você vai administrar a agenda de eventos e cursos, a manutenção predial, a contratação de fornecedores e funcionários, a gestão das finanças, dos recursos e dos investimentos.

É recomendado ter sólidos conhecimentos também em aspectos de gestão e empreendedorismo., então é válido investir em cursos online de administração e gestão para complementar o seu perfil e aumentar as chances de sucesso.

3) A oportunidade da Teologia no Mercado Editorial

O mercado de publicações religiosas cresce muito ao longo dos anos e deve se manter desta forma, as instituições estão investindo em todas as formas de comunicação – livros, periódicos, jornais – para alcançar mais fiéis.

Você também pode revisar ou traduzir textos. No segundo caso, o domínio na língua estrangeira deve ser profundo, pois a linguagem religiosa é muito peculiar em termos.

4) A oportunidade da Teologia no Entretenimento

O Entretenimento Religioso tem grande potencial, apesar de crises e ameaças como a pirataria. Nunca se produziu tanta música, vídeo e shows neste segmento, e tudo com grande aceitação e consumo.

Temos inúmeros artistas e surgem novos, com produtoras, gravadoras e parceiros onde o conhecimento e interesse religioso é um diferencial de escolha – você entenderá melhor a dinâmica de uma produção cultural religiosa e saberá tomar as melhores decisões no dia a dia.

 

Como podemos ver, a qualificação em Teologia oferece muitas oportunidades profissionais, mas também exige conhecimentos extras.

Ficou interessada?

Experimente fazer aqui um curso de teologia online e gratuito e outros que te preparam ainda mais para este mercado. E depois me conta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *