Quando vamos viajar, procuramos sempre nos programar, é plano de viagem, roteiro, economia de dinheiro e comprar as passagens com antecedência para garantir os melhores preços e também para garantir que irá viajar no dia programado. Porém, podem existir alguns motivos que levam um voo a ser cancelado e dessa maneira você precisa saber quais são eles, e o que pode ser feito nestes casos.

Então continue lendo para saber por que um voo é cancelado, e até para se programar em não ser pego de surpresa.

 

Clima

Ter um voo cancelado é algo frustrante, afinal você estava esperando por aquela viagem, muitas vezes tem compromissos, que podem até não ser adiados, e ai acontece algum imprevisto que você não consegue voar na hora programada.

E as condições climáticas pode ser um dos principais fatores para o cancelamento de voo e neste caso não tem muito o que fazer para se programar. Já que não é possível prever quando terá muita neblina, ou fortes chuvas que impeçam o voo.

Quando isso acontece, a própria companhia aérea já providencia maneiras de colocar os passageiros nos próximos voos assim que as condições de voo estiverem satisfatórias.

Apesar de não ser nada legal ter um voo cancelado, nesse caso é uma medida de segurança extremamente necessária para garantir que os voos serão feitos quando o clima estiver 100% favorável.

 

Poucas passagens

Se um voo tiver menos que 30% da ocupação total vendida, os custos dessa viagem se tornam muito caros e por isso é melhor cancelar o voo e realocar os passageiros em outros horários. Os clientes que tiverem um voo cancelado por esse motivo, têm o direito de serem colocados em voos com horários próximos e no mesmo dia.

Em caso de não ter voos para o mesmo dia, a companhia aérea tem que arcar com os gastos de acomodação e alimentação.

 

Overbooking

Conhecemos o overbooking como a venda de passagens em excesso, porém também pode acontecer overbooking quando se troca as aeronaves e pode pegar uma com número menor de assentos disponíveis, por causa de problemas técnicos.

Dessa maneira os passageiros são realocados em outros voos para conseguir embarcar.

 

Época de grande movimento

Férias, fim de ano, datas comemorativas e feriados são épocas em que os aeroportos estão cheios e por isso, pode-se ter longas filas e demora na emissão de passagens, despachar bagagem e outros.

Por causa disso, pode acabar tendo atrasos e com isso o cancelamento do voo. Por isso, quem vai viajar nessas épocas, deve estar preparado também para isso, e de preferência chegar cedo ao aeroporto no dia do embarque.

 

Conexões perdidas

Alguns lugares é preciso de fazer conexões e pegar outro voo. Neste caso o tempo da conexão pode ser de algumas horas, assim como pode não ter um grande intervalo entre um voo e outro. Nestes casos de conexões muito rápidas, se o primeiro voo atrasar, pode acarretar em perda da conexão seguinte e assim o voo é cancelado até que se tenha outra conexão disponível.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *