A venda pela Internet é uma realidade em empresas de todos os segmentos de mercado e portes do mundo, e é praticamente impossível imaginarmos um negócio que não invista no mercado digital não só para investir como ampliar a base de clientes e incrementar as vendas de uma empresa tradicional.

E uma ideia de negócio bastante lucrativa e que pode crescer ainda mais é a venda de flores pela internet, as Floriculturas online.

É um segmento que vem crescendo ano após ano e onde deve-se apostar muito na criatividade. Vamos falar um pouco dos pontos principais de como montar um negócio de sucesso: uma Floricultura online!

Fator 1: criatividade para produtos relacionados e parcerias de qualidade

Quando falamos em uma Floricultura, pensamento logo em arranjos de flores, buquês e realmente são os principais itens deste negócio.

Mas para uma venda online, principalmente para tornar site/blog atraentes, é importante diversificar, não só com o produto principal – flores – mas também com produtos relacionados, e neste ponto as possibilidades são muitas.

Pelúcias, doces e bebidas finas, chocolates, a imaginação pode dominar esta escolha e ajudar muito a projetar a loja online. Outro aspecto importante é conhecer o perfil dos clientes para escolher estes produtos. A análise detalhada das vendas e das consultas no site/blog – existem ferramentas que permitem isso – ajudará bastante neste conhecimento.

Fator 2: investir em vendas para eventos

Através de pesquisas de mercado, você pode encontrar empresas ou profissionais do mercado de Eventos para oferecer seus serviços e até formar parcerias.

É o modelo que chamamos de B2B – negócios entre empresas – que pode gerar um volume adicional de vendas e uma visibilidade maior da sua empresa nos locais dos eventos.

É fundamental, à medida que as vendas para Eventos aconteçam, rever a estrutura de atendimento para Eventos e para Clientes Finais. Certamente, e por um bom tempo, a estrutura será uma só, mas é preciso organizar-se atender bem os dois segmentos.

Fator 3: cuidado com a estrutura ideal para o seu negócio

Se você optar por uma Floricultura exclusivamente online, pode usar um imóvel mais próximo dos centros de produção de flores e plantas ornamentais e assim ganhar em tempo de compra e no custo de transporte.

O ganho em um imóvel longe de locais tradicionalmente caros por ser de atendimento direto ao cliente pode ser grande e você pode encontrar alguns fisicamente ideais – os galpões por exemplo.

Outro ponto importante é um estacionamento para veículos de fornecedores e de entrega a clientes, com espaço para uma logística rápida nos embarques – seus produtos são de curta duração.

Se você quiser investir em uma loja de frente, pesquise bastante para regiões que tenham potencial de venda mas também próximas do seu centro de distribuição, que vai abastecer a loja.

Fator 4: muita atenção no portfólio de flores e plantas

As pessoas mudam bastante de gosto a respeito de quase tudo hoje em dia, e com flores e plantas ornamentais não seria diferente. O positivo neste mercado é que as não moda seguem com seus clientes fiéis e sempre novos.

Hoje em dia, com o crescimento do desejo das pessoas, condomínios e empresas de investir em espaços verdes e pequenos jardins, a demanda será grande e com variedade e você pode vender itens acessórios – pedriscos, seixos rolados, opções de jardim vertical e outros.

E com este desejo de criar espaços verdes, muita plantas e flores se destacam. As orquideas são as mais vendidas, pela baixa manutenção, se adaptarem aos diversos espaços e pela beleza única. Neste link você pode conhecer vários detalhes sobre orquideas que ajudarão na venda.

Fator 5: procure conhecer profundamente os seus clientes

Flores, plantas ornamentais e os outros itens são considerados Presentes e fazem parte da vida de todas as pessoas, pelos mais variados motivos. E isto pode ser muito bem explorado com um marketing de relacionamento com seu mercado.

O site/blog é a ferramenta mais eficiente para esta relação, para gerar conteúdo envolvente, atrair seus clientes com assuntos relacionados, engaja-los e repercutir nas redes sociais – Facebook e Instagram. Você poderá publicar artigos sobre as características das flores e plantas, flores que fazem sucesso – e ficar preparado para atender – notícias relacionadas à chegada de datas especiais e outros assuntos.

Outra ação eficiente é capturar dados dos clientes nas páginas de cadastro de e-mail ou até do cadastro de compra, conhecer alguns hábitos deles e fazer um E-mail Marketing em datas especiais, de aniversário e assim fortalecer a presença da sua marca com o mercado.

Um instrumento essencial nestas e muitas outras ações é o Marketing Digital.

Procure profissionais ou agências qualificadas que darão todo o suporte desde a criação do site/blog e das redes até mapear consultas e vendas para você definir promoções ou melhorias na gestão do negócio.

 

 

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