Em um concurso público, muitas pessoas perdem o sono ao imaginar como fazer uma boa redação. Se esse é o seu caso é preciso que você entenda que uma boa redação possibilita uma leitura agradável e que seja fácil de compreender, ao mesmo tempo, impactando o leitor.

Para criar textos excelentes é importante desenvolver o hábito da leitura e usar todas as leis gramaticais. É preciso se manifestar de modo apropriado e objetivo, atendendo o conceito pedido na prova e as regras da língua portuguesa. Observe agora algumas dicas para que você faça uma boa redação no concurso público.

Entenda o assunto apresentado

Quem nunca sentiu alguma dificuldade para começar a escrever uma redação? Esse é o grande problema de muitos que precisam escrever um texto. Mas para acabar com esse medo é preciso entender da melhor forma o tema.

Uma boa forma de começar a escrever é antes, fazer perguntas sobre o assunto. Conforme as respostas vão aparecendo, determine o foco no decorrer de sua dissertação.

Anote as suas apresentações

Depois de pensar bastante sobre o assunto apresentado, faça um rascunho de todos os seus raciocínios e alegações. Após analisar cada uma, escolha aquela que vale a pena usar.

É fundamental que você crie três tipos de alegações bem desenvolvidos. A contar daí, é que vai surgir a sua apresentação. Dessa forma, você já pode iniciar a sua redação.

Faça um rascunho de sua redação

Para que você tenha um bom resultado na sua redação é necessário que você organize o seu texto. Assim, faça um rascunho de como ficaria seu texto. Deixe nítida a sua apresentação, o seu conteúdo e a sua conclusão.

Crie primeiro um modelo por meio desse rascunho e quando você tiver a certeza que estar bem feito, passe a limpo.

Seja organizado na escrita

Ser organizado na escrita é muito importante, por isso, fique tranquilo durante o processo e não permita que seus pensamentos fiquem confusos. Leia e releia cada parágrafo para observar se estão de acordo e se existe alguma espécie de união entre eles.

Você precisa dar atenção a outro assunto: as regras ortográficas. Por exemplo, muitas pessoas erram na hora de usar crase. Uma das dicas para usar crase, é usá-la somente diante de palavras femininas e de palavras que apontem horas.  

Coloque seus pensamentos no papel

Tudo que você pensar sobre o assunto da redação, coloque em um papel para não esquecer. Esses pensamentos não surgem por acaso, são resultados de contato, experiências e avaliações de ações simples do nosso dia a dia.

Escreva com clareza e simplicidade

Não utilize em sua redação palavras difíceis de entender, prefira expressar as suas ideias de forma simples e organizada. Uma redação com clareza pode ser vista na hora em que você exibe suas opiniões e idéias, para que todo aquele que for ler possa entender a mensagem do seu texto de modo claro.

Entenda como estruturar a sua redação

Mas, e o que dizer da estrutura do texto? Como fazer?

O tipo mais comum funciona com 4 parágrafos, porém, isso pode mudar de acordo com o número de opiniões que você deseja usar. Inicie pela introdução, apresentando o assunto de forma rápida.

Na criação do texto exponha seus argumentos, com capacidade de conquistar o seu leitor. E conclua exibindo algo novo, ao invés de repetir frases já ditas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *