Uma área que costuma tirar o sono de todo empreendedor, até dos negócios mais promissores, é o Caixa da empresa. É um aspecto que merece uma atenção especial, pois dali sairá toda a programação de pagamentos aos fornecedores e os investimentos diários em produtos, estoques, produção e salários.

Controlar e otimizar o Caixa da empresa realmente não é uma tarefa simples e requer um estudo profundo de como o seu negócio se comporta no dia a dia quanto aos pagamentos e recebimentos e depende de muitas ações e controles.

Você está começando um negócio? Veja essas X formas de injetar dinheiro no seu caixa em vários momentos do seu empreendimento, especialmente nos ruins.

Antes de começarmos: você conhece o Fluxo de Caixa da sua empresa?

No Fluxo de Caixa, você registra todos os pagamentos e recebimentos – destino/origem, valor e data. O Fluxo deve ser detalhado por data, assim você poderá antecipar a falta de capital para pagar as despesas de um determinado dia e tomar as providências.

A partir das previsões, vamos atualizando diariamente os pagamentos e recebimentos feitos – muitos surgem fora da previsão – ou alterando dados – mudanças de vencimento e de valor, renegociações.

O controle diário é o ideal, um controle mais espaçado não impedirá que pagamentos ocorram e pior, que não haja dinheiro em caixa e nenhuma medida tenha sido tomada a tempo, resultando em atrasos e perdas (multas e juros).

Então fica a dica valiosa: para potencializar o seu Caixa, é fundamental ter o controle dele – o Fluxo. E para cada ideia abaixo, ele será fundamental.

Melhorar o Caixa 1: incentivar pagamentos à vista.

É sempre importante darmos a opção de pagamento à vista de forma atraente para captarmos o máximo de receita imediatamente. Esta receita à vista pode ser reinvestida em ações que aumentem o faturamento ou aplicada no mercado financeiro. Mas é fundamental verificar se haverá receita no futuro para cumprir os pagamentos.

Melhorar o Caixa 2: antecipar recebimento de títulos.

Este é uma opção comum no mercado e oferecida por todos os bancos comerciais e financeiras tradicionais. Consiste em vender os títulos a receber de clientes a um banco ou financeira, com um deságio, e receber de imediato os valores.

É um recurso muito usado para injetar capital de giro em determinado momento da empresa – alguma dificuldade ou oportunidade de investir no negócio – ou em empresas onde os prazos de recebimento estão muito maiores que os prazos de pagamento – isto você poderá constatar no Fluxo de Caixa e tomar a medida.

Melhorar o Caixa 3: para vendas a prazo, priorizar os cartões de crédito.

Dependendo do valor do produto, muitas vezes oferecemos um parcelamento direto e este processo é de alto risco e inteiramente do negócio. Até uma venda dos títulos pode ficar comprometida se os clientes estiverem com nome sujo no mercado.

O ideal para as vendas com prazo é oferecer o cartão de crédito. Mesmo com as taxas de administração e venda, é um valor certo a receber, independente de inadimplência, que neste caso fica na conta da administradora.

Melhorar o Caixa 4: sua empresa está negativada? os empréstimos online ajudam.

Muitas vezes precisamos injetar caixa para cumprir compromissos em atraso que negativaram a empresa, restringindo o crédito e até contratos com fornecedores. Neste momento, os empréstimos online podem ajudar bastante.

É uma modalidade totalmente conduzida na internet, com segurança, rapidez e taxas de juros menores. E hoje em dia algumas empresas do setor investem em crédito para pessoas e empresas negativadas. Saiba mais aqui como conseguir um empréstimo online.

Melhorar o Caixa 5: sucesso atrai investidores.

Sua empresa está apresentando ótimos resultados de faturamento e um futuro promissor? Existem associações como a Endeavor Brasil e a Anjos do Brasil onde investidores avaliam e podem participar de forma societária e até consultiva no negócio.

Verifique antes que documentação é necessária para a análise. Pode ser uma forma de injetar dinheiro rapidamente no caixa, agregar experiência de negócios e escalar novos resultados mais rapidamente.

 

Esperamos que estas dicas sejam úteis para você administrar melhor o Caixa e injetar dinheiro com segurança e qualidade.

Sucesso!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *