Hoje em dia, existem milhões de empresas pelo mundo todo que já nasceram digitais. A maioria está ligada à tradicional venda de produtos que ainda encontramos concorrentes em lojas físicas. Mas então, por que elas disputam vendas nos computadores e celulares?

A resposta está no Marketing Digital, o conjunto de ações, estratégias e ferramentas que permitem a uma empresa – de comércio tradicional ou e-commerce – aumentar a visibilidade da sua marca, aumentar a base de clientes e as vendas.

Podemos dizer que uma empresa, mesmo de pequeno porte, que não investe em estratégias e visibilidade digital, está perdendo muitos clientes e muitas vendas.

E você, quer perder também?

Certamente não. Então veja os 9 motivos para investir em Marketing Digital.

1. Marketing Digital: o mundo é cada dia mais digital

Poderia ser uma argumentação de modismo, mas está longe disso. Estamos falando de pessoas usando o mundo digital para se relacionar e fazer negócios – e muitos. Nada escapa ao mercado digital. Enquanto algumas empresas resistem, a maioria dos concorrentes delas naturalmente migram, especialmente as que já nasceram digitais.

2. Marketing Digital: a visibilidade da marca é maior

Sem dúvida, o motivo principal. Sem a visibilidade, nada mais terá sucesso e no mercado digital, a eficiência na visibilidade é fundamental. O Marketing Digital reúne as estratégias de pesquisa, mapeamento e definições de como a sua marca estará visível, da forma mais correta e eficiente e nos melhores canais.

A base do Marketing Digital é amplificar a marca, mas com um olhar de rentabilidade para que não sejam investidos custo, tempo e esforço onde não haverá retorno.

3. Marketing Digital: propagandas com maior alcance e menor custo

As propagandas online (Google e redes sociais) são muito mais abrangentes, afinal o mercado consumidor é a grande rede. O alcance será limitado pela persona definida na empresa – outro recurso do Marketing Digital e que visa, entre outras coisas, otimizar o custo da propaganda, com uma base mais provável de clientes.

O custo torna-se menor nesta medida do universo que pode ser explorado e dar retorno.

4. Marketing Digital: o potencial de vendas no mercado digital

Segundo pesquisas, de cada 10 consumidores, 7 pesquisam os produtos na Internet. Isso já justifica a importância de investir neste mercado: é onde a sua empresa será visível o bastante para cada consumidor que pesquisar seu produto e dos concorrentes.

É impossível ignorar este potencial de possibilidades de venda a partir de estratégias corretas de exposição e interação com futuros clientes. Certamente alguns concorrentes não estão ignorando.

 

5. Marketing Digital: tudo é em tempo real

Parece óbvio quando falamos em mercado digital, onde uma compra está a 2 ou 3 cliques. Mas aqui falamos de algo mais: de tudo que possa ser analisado, desde os primeiros cliques em um novo anúncio até quem comprou e os resultados. Tudo pode mudar drasticamente durante a noite e você pode redefinir decisões em poucos minutos.

6. Marketing Digital: totalmente orientado por métricas e resultados

Tudo nas estratégias e estudos leva em consideração a imensa quantidade de informações que nós, consumidores, deixamos nos sites e redes sociais – até mesmo onde clicamos e o que pesquisamos e os resultados de vendas. Tudo isto permite avaliar a rentabilidade conforme diversos parâmetros e redefinir as ações.

7. Marketing Digital: atrai clientes de forma orgânica

Vamos nos acostumando com esta palavra: orgânica. Significa natural, sem necessidade de investir dinheiro para atrair a atenção do cliente. Aqui está um dos pilares para o sucesso: conteúdo atraente e direcionado. A relação com o cliente deve ser de engajamento, antes de ser de venda. Isto se baseia na vontade dos usuários de interagir com as informações e empresas, sem obrigatoriedade de comprar. Uma compra pode levar 2 cliques, mas chegar nela pode levar dias.

O importante é gerar conteúdo (artigos) que atraiam este cliente e façam ele querer conhecer o seu produto e descobrir que precisa dele.

8. Marketing Digital: menor investimento em Marketing na empresa

A popularização do Marketing Digital derrubou o mito de que investir ne Internet é caro. Os custos são muito inferiores ao de uma estrutura de marketing tradicional somada aos gastos com canais de propaganda, mesmo quando se contrata uma Agência de Marketing Digital – o que é extremamente recomendado para as empresas, pois reduz muito o tempo dedicado pela gestão, podendo focar em outros assuntos voltados às vendas.

9. Marketing Digital: mais qualidade na relação da empresa com os clientes

Todas as ações são baseadas no conhecimento profundo de cada cliente individualmente. Isto parece impensável quando falamos de um mundo composto apenas de números, indicadores e tendências, mas é uma realidade justamente pela capacidade que o Marketing Digital tem de transformar cada pessoa em um registro totalmente individual e desta forma direcionar a ela as informações que ela realmente deseja, eliminando a visão do todo.

Gostou deste nosso conteúdo? Esperamos que tenha ajudado a tirar as principais dúvidas sobre o Marketing Digital, indispensável para o sucesso e sobrevivência das empresas.

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