Não é mais possível imaginar um negócio, físico ou digital, que não utilize as técnicas e ações do Marketing Digital.

Ele é um conjunto de estratégias que visa amplificar a visibilidade de marca, atrair o maior número de possíveis clientes, fideliza-los aos canais digitais de relacionamento e, com isso, aumentar as chances de negócios e vendas.

Vamos falar de 5 dicas de Marketing Digital para você aplicar no seu Negócio de Beleza.

1) Orçar seu Marketing Digital

O primeiro e importante passo é fazer o orçamento do que será investido em Marketing Digital. A lista básica para ter um negócio digitalmente coberto tem:

  • Blog
  • Site profissional
  • Gestão de mídias sociais
  • Campanhas pagas nas redes sociais
  • Marketing de conteúdo
  • Técnicas de SEO

O senso comum é que todas as iniciativas na internet são caras. Porém, o custo final é bem inferior ao que podemos imaginar.

Muitas pessoas têm conhecimento de alguns destes itens e nem é complexo se qualificar para eles. Mas é demorado e exige uma dedicação que você certamente vai preferir ter nas rotinas do negócio – criar a estrutura física, comprar equipamentos, pessoal, levantar recursos.

O recomendável é contratar um profissional ou uma Agência de Marketing Digital que terá a disponibilidade e foco necessários para gerir os muitos detalhes e resultados de cada um destes itens.

2) Crie um Blog atraente e conectado com seu público

Uma das ferramentas mais poderosas para conquistar clientes de forma orgânica (sem custo) é ter um Blog atraente e que forneça conteúdo (informação) de qualidade.

Nele você poderá publicar artigos não só relacionados ao negócio (abaixo) mas também relacionados à beleza e estética de uma forma geral e formar uma audiência que, neste momento, estará consumindo informação para dar autoridade ao seu blog, confiar e comprar – além de recomendar para outras pessoas.

  • Informações sobre os produtos que você usa em seu negócio – novidades sobre eles, lançamentos, novos componentes.
  • Informações sobre os serviços oferecidos.
  • Depoimentos de clientes.

Um outro recurso bastante interessante para o negócio de Beleza, para atrair visitantes e qualificar ainda mais o seu blog são os vídeos de tutoriais online que transmitam as técnicas usadas em tratamentos e outras que seus clientes possam usar em casa.

Muitos negócios usam estes vídeos para fidelizar clientes e com isso tentar atrai-los para conhecer procedimentos mais complexos e caros. É o caso dessa empresa que ensina como remover estrias, tudo através da internet.

3) A redes sociais são fundamentais para um negócio de Beleza

É nas redes sociais que está o maior público potencial de consumidores que o seu negócio de Beleza poderá atingir.

São milhões de pessoas compartilhando notícias e conteúdos que pesquisam em sites e blogs, e o trânsito de informações sobre Saúde e Beleza é um dos maiores, pela abrangência de público de interesse e a importância dos assuntos relacionados.

Portanto, é onde você deve atuar para amplificar ao máximo a visibilidade da sua marca e dos produtos e serviços que são oferecidos.

O Facebook, por sua popularidade e por convergir conteúdo de todas as demais redes, e o Instagram, pela sua característica totalmente visual – como o negócio de Beleza – são as duas principais redes sociais e a presença neste caso é obrigatória.

Nelas você deve produzir conteúdo (postagens) exclusivo e compartilhar os artigos que são publicados no blog e no site.

 

4) Os Funis de Vendas são uma excelente estratégia

Os Funis de venda são uma estratégia de Marketing que retrata a jornada do cliente em diferentes fases:

  • Descoberta do problema: eles são visitantes.
  • Reconhecimento do problema: eles se tornam os leads.
  • Consideração da solução: temos as oportunidades.
  • Decisão de compra: temos as vendas.

Levando para o mundo físico, as pessoas são movidas a pesquisar sobre sintomas e possibilidades, descobrir o problema, ver que sua empresa é uma opção de solução e ir para a compra do serviço.

Desta forma, podemos dizer que o negócio de Beleza alinha-se perfeitamente à metodologia do Funil e este pode ser extremamente útil no processo de acompanhamento dos clientes e tentativas de trânsito deles ao longo do funil até as vendas.

5) Conteúdo de qualidade amplifica o negócio de Beleza

Uma outra característica do negócio de Beleza é a grande quantidade de conteúdo qualificado que pode ser gerado, tanto diretamente aos produtos e serviços quanto relacionado.

Por exemplo, falar de sinais de problemas de saúde na vida moderna é um excelente tema para conduzir a pessoa para pensar a respeito de um possível problema de pele e buscar conteúdo no blog ou site para este problema.

Os conteúdos devem existir em todos os canais digitais a ser usados na comunicação com os clientes, com abordagens distintas – o conteúdo em um site, por exemplo, pode ser mais direto para auxiliar numa compra que veio do fundo de funil de um conteúdo de blog.

E as redes sociais devem ter conteúdo próprio – com seu formato menor e específico, no Instagram se resume a imagens e poucas frases – e repercutir os conteúdos do blog.

O importante é que os canais tenham linkagem que permita ao cliente consumir o maior volume de informação possível que conquiste sua confiança e assim as chances de conversão em venda são maiores.

 

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